Redução de custos com eficiência. Não é fácil, mas é possível

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Vamos reduzir custos no condomínio com eficiência. Não é fácil, mas é possível.

Esse é o desafio de todo síndico, reduzir custos com eficiência. De fato não é uma tarefa fácil, por isso a primeira dica é contratar uma administradora que entenda o que está fazendo, que saiba orientar o síndico e o condomínio para o melhor caminho, pois, as dicas abaixo não são iguais a uma receita de bolo, cada condomínio tem um perfil, e muitas vezes o que funciona em um, jamais funcionará em outro.

Tenha uma previsão orçamentária clara, que informe exatamente o que se pode gastar com cada rubrica financeira e acompanhe mensalmente seus gastos e recebimentos.

Separamos três contas que são vilões no orçamento do condomínio, quando bem otimizadas, além de economia, trará ao condomínio segurança e eficácia no uso delas.

1º Água –  O grande problema em condomínios quando o uso é coletivo, pois, quase sempre, o condomínio só sabe do valor da conta quando ela chega e nem sempre o valor previsto é compatível ao valor do conta. Analise sempre seu histórico de consumo, caso o valor da conta sempre ultrapasse o mínimo cobrado pela concessionária, estude a viabilidade da individualização. A maioria dos condôminos não sabem quanto consomem de água e como o valor é embutido na taxa condominial, muitos não se preocupam como utilizar este recurso. Acompanhar diariamente através da portaria o consumo geral do prédio também é uma forma de controlar picos de alto consumo. Realizar vistorias nas unidades pelo menos de três em três meses, identificando e corrigindo de pequenos a grandes vazamentos.

2º Manutenções e investimentos – Importantíssimo saber que dinheiro na conta do condomínio não é verba disponível. Infelizmente, vários síndicos, mesmo orientados, saem gastando com manutenções e investimentos no condomínio sem que tenha verba disponível para tal. É impreterível que o responsável legal do condomínio conheça a previsão orçamentaria do prédio e caso não tenha conhecimento técnico para tal, consulte a administradora para analisar as finanças do empreendimento. Gaste apenas aquilo que é previsto, o que não está, leve para a assembleia e se for o caso, o custo para aquela manutenção ou investimento deverá ser vinculado a uma taxa extra.

3º Despesa com pessoal – Mais uma vez iremos tocar na previsão orçamentaria. Toda despesa com pessoal deve está prevista, 13º salário e seus encargos, férias e seus encargos, fardamentos, cestas básicas, transportes, horas extras. A administradora tem obrigação de conhecer a convenção coletiva de trabalho e seus números. Infelizmente, é natural síndicos conceder horas extras sem a devida necessidade, gratificações ou até mesmo pagar salários maior que o previsto na convenção coletiva de trabalho e previsão orçamentaria. Como falamos na situação do consumo de água, dependendo do perfil do condomínio, uma solução é a portaria virtual, pois reduz mais de 50% o custo com essa rubrica e traz segurança ao condomínio, deixa de existir passivos trabalhistas e vínculos empregatícios como também a qualidade do serviço melhora notoriamente nos condomínios já implantados.

 

Não existe fórmula mágica, procure uma assessoria condominial sólida e que tenha profissionais com expertise no seguinte, que conheça do mercado seus números. Entendemos que administradora não é custo e sim investimento, pois, com uma assessoria correta, você trará economia com eficiência para seu condomínio.

Ability Serviços, tornando fácil a difícil tarefa de ser síndico.